DESMISTIFICANDO O TABU DA DISFUNÇÃO ERÉTIL

que é disfunção erétil (DE)?

É a incapacidade de obter e manter ereção peniana suficiente para manter uma relação sexual satisfatória.

Quais as principais causas de disfunção erétil?

Vários estudos demonstraram que a DE está ligada diretamente ao envelhecimento masculino, onde aos 40 anos se tem  39% de DE  e aos 70 anos esse  índice chega a 67%.  Entretanto, algumas  doenças sistêmicas, quando tratadas inadequadamente podem desencadear a longo do tempo a DE , dentre as mais frequentes temos a Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica. Cabe salientar que o tabagismo, uso de alguns medicamentos e drogas ilícitas (cocaína, maconha) aumentam a  incidência de DE.

Como é realizado o diagnóstico da disfunção erétil?

A história clinica e exame físico, na maioria das vezes,  levam ao diagnóstico e a causa da DE. Entretanto, podem ser  utilizados exames laboratoriais (Hematológicos e Hormonais) , US Doppler de penis e  em alguns casos avaliação psicológica.

Como pode ser tratada a disfunção erétil?

Como forma inicial do tratamento devemos buscar sempre o motivo da DE  e tratá-lo corretamente. Atualmente há três linhas de tratamento da DE:

Medicamentos de uso oral: conhecidos como Inibidores da fosfodiesterase 5:  Sildenafil, Vardenafila, Tadalafila, Iodenafila e Udenafila.

Medicamentos injetáveis (Injeção intracavernosa): consiste em injetar um farmaco dentro do corpo cavernoso do pênis: Fentolamina, Papaverina e Prostaglandina E1

Próteses penianas:  No mercado atual existem três tipos de próteses peniana: Prótese peniana maleável, prótese peniana de dois volumes e de três volumes.

Prof. Dr. André Domingos

CRM-MS 4714

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 7 =