ENTENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE A PRÓSTATA E SUAS DOENÇAS

O que é a próstata e qual sua importância?

A próstata é uma glândula com cerca de 25g, do tamanho de uma noz, com função reprodutiva, sendo responsável pela produção de substâncias que estão presentes no sêmen e são importantes para que o espermatozoide permaneça vivo até fecundar o óvulo da mulher. Devido ao fato de compor o início da uretra masculina, alterações prostáticas podem levar a sintomas urinários, tais como: dificuldade de urinar, jato fraco, urgência para urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, gotejamento pós-miccional, aumento da frequência urinária diurna e noturna entre outros (Figura 1).

Quais as principais doenças da próstata?

As principais são a prostatite, a hiperplasia prostática benigna (HPB) e o câncer de próstata (CaP). A prostatite é um tipo de infecção urinária que acomete a próstata, podendo ocorrer sintomas como febre, calafrios, dificuldade miccional e dor abdominal.  A HPB é o aumento benigno da próstata que pode acometer homens após os 40 anos de idade e levar a sintomas urinários. Podemos dizer que faz parte do envelhecimento do homem. O CaP é, excluindo-se os cânceres de pele, o câncer mais comum que pode acometer o homem. A cura está diretamente relacionada ao seu diagnóstico precoce. Por acometer com maior frequência a região mais periférica da próstata, os pacientes em sua grande maioria não apresentam sintomas da doença quando na sua fase inicial.

Como saber qual a doença da próstata que eu tenho?

As principais doenças da próstata podem estar presentes de forma concomitante e, desta forma, dificultar o seu diagnóstico. Na grande maioria das vezes os sintomas urinários estão relacionados à HPB ou às prostatites. O fato da próstata estar aumentada no ultrassom não quer dizer que estejamos com CaP.  O CaP pode ocorrer em próstatas de tamanho normal. Cerca de 70 a 80% dos pacientes diagnosticados no Brasil com CaP não apresentam sintomas relacionados ao câncer. Apenas um urologista poderá fazer este diagnóstico de forma mais precisa e assim poder ajudá-lo.

O meu problema de ereção está relacionado a minha próstata?

A próstata não tem nenhuma relação com a atividade sexual ou o seu desempenho, apesar de ser este um dos motivos pelos quais os pacientes procuram o urologista para fazer o seu “check-up” de próstata.

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS CÂNCER DE PRÓSTATA:

 

O câncer de próstata (CaP) esta muito comum hoje em dia, por quê?

Existem três fatores principias: a longevidade da população,  a dieta associada aos hábitos de vida e o advento do PSA (Antígeno Prostático Específico, do inglês Prostate Specific Antigen). Com o advento do PSA (na década de 1980) houve um aumento expressivo no diagnóstico do CaP não acompanhado de forma direta da diminuição de sua mortalidade. Muitos pacientes são tratados de forma desnecessária, porém, muitos foram e são salvos devido ao diagnóstico precoce e devido ao advento do PSA.

 

A partir de que idade eu devo fazer meu exame de próstata? Quais os exames?

Existe muito controvérsia a respeito da idade de início do rastreamento do CaP. Atualmente é preconizado o rastreamento orientado do CaP à partir dos 45 anos de idade para os que não possuem histórico familiar e expectativa de vida acima de 10 a 15 anos. Devido ao maior risco os pacientes negros e com histórico familiar de CaP o rastreamento deve ser feito à partir dos 40 anos de idade. O rastreamento deve ser feito anualmente através do exame de toque retal (feito pelo urologista no consultório – Figura 2) e da mensuração sérica do PSA.

 

É verdade que o exame de toque retal é melhor do que o PSA no diagnóstico do CaP?

Na verdade não existe exame 100%. De uma maneira mais simplista o PSA erra menos que o toque retal. Cerca de 20% dos tumores de próstata são diagnosticados através do toque retal em pacientes com valores de PSA em níveis considerados normais. Por outro lado cerca de 40% dos pacientes com CaP apresentam toque retal considerado normal. O importante é a combinação entre eles. Quando usamos os dois em conjunto erramos menos, cerca de 8%. Esses 8% acabam sendo diagnosticados durante o acompanhamento periódico subsequente.

 

Ouvi dizer que existe um exame novo que vai substituir o toque retal. É verdade isso?

Na verdade o exame de toque retal ainda é muito importante. Cerca de 75% dos cânceres de próstata estão situados na parte periférica da glândula, área factível de ser examinada pelo urologista através do toque retal. O exame a que você se refere provavelmente é o PCA3. Este exame é realizado na urina coletada após uma massagem prostática. A grande vantagem do PCA3 é sua especificidade, maior que a do PSA. Sua aplicação esta em pacientes que persistem com suspeita de CaP devido ao PSA alterado após sucessivas biópsias prostáticas negativas.

 

Meu urologista disse que estou com CaP. Quais as minhas opções de tratamento?

As opções de tratamento curativo do CaP incluem a cirurgia (prostatectomia radical) e a radioterapia (conformacional, de intensidade modulada ou braquiterapia). O tratamento curativo esta destinado aos pacientes com doença de estádio localizado (Figura 3) ou localmente avançado. A cirurgia cura cerca de 15% a mais que a radioterapia. O problema da cirurgia é a chance de incontinência urinária (em torno de 10%) e de disfunção erétil (em torno de 45% após os 60 anos). A radioterapia apesar de menor chance de cura não causa incontinência urinária, porém, possui as mesmas chances de disfunção erétil que geralmente ocorre após três anos da realização da mesma.

 

Qual tratamento devo escolher para tratar o meu CaP?

Existem algumas variáveis que devem ser analisadas em cada caso: idade, agressividade do tumor, estadiamento tumoral, função sexual atual, doenças coexistentes e expectativas do paciente. Nem todos os pacientes que possuem CaP irão morrer devido a este e nem todo câncer de próstata precisa ser tratado. Por outro lado, o tratamento com cirurgia reduz em cerca de 35% a chance de morte pelo CaP, ou seja, uma parcela expressiva é beneficiada pelo tratamento. Existem alguns normogramas (https://www.mskcc.org/nomograms/prostate) que calculam as chances de cura com relação ao tipo de tratamento a ser proposto. Entretanto, devemos sempre considerar os anseios do paciente e a decisão deve ser tomada em conjunto com sua família e o seu urologista.

 

Hoje em dia vejo muitas notícias sobre a cirurgia laparoscópica e a cirurgia robótica em câncer de próstata? Elas são melhores que a cirurgia aberta tradicional?

Todos esses são tratamentos efetivos, sendo a cirurgia laparoscópica e a robótica consideradas minimamente invasivas. Atualmente não existe nenhum estudo prospectivo e randomizado evidenciando superioridade do tratamento minimamente invasivo com relação a cura, preservação da continência e/ou preservação da função sexual. Tanto a cirurgia robótica como a cirurgia laparoscópica pura, por serem minimamente invasivas, são tratamentos atrativos. Os trabalhos mostram que o fator principal é o seu urologista. O importante é se o urologista que vai realizar sua cirurgia domina a técnica proposta. De forma geral os urologistas que realizam cirurgia robótica ou laparoscópica tendem a fazê-la de forma mais rotineira.

Prof. Dr. Alexandre Bomfim

CRM-MS 3340

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − três =