O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE INFECÇÃO URINÁRIA?

A infecção do trato urinário (ITU) é uma das infecções mais comuns em adultos. Mais da metade das mulheres apresentarão ao menos um episódio de ITU durante a vida.

O que é infecção urinária?

Infecção do trato urinário é a resposta inflamatória do urotélio (células do sistema urinário) às agressões causadas por vírus, fungos ou bactérias (na maioria das vezes).

Quais os locais onde pode haver infecção urinária?

A infecção urinária pode estar presente na bexiga (cistite), no rim (pielonefrite), na uretra (uretrite) e, menos frequentemente, na próstata (prostatite).

O que é a cistite?  Quais os seus sintomas?

A cistite aguda é uma infecção urinária baixa, geralmente causada por uma bactéria, Escherichia coli (presente em até 80% das infecções). É mais frequente nas mulheres, no entanto, após os 65 anos a incidência em homens eleva-se pelos distúrbios da bexiga e pelo aumento do volume da próstata. Os principais sintomas da cistite aguda são: dor ao urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, aumento da frequência miccional, odor forte na urina e, menos frequentemente, sangramento urinário (hematúria). Febre é sintoma incomum nas cistites e sugere pielonefrite.

Mulheres têm mais cistites? Por qual motivo?

Após o primeiro ano de vida até os 65 anos, a cistite é mais comum em mulheres. Um das explicações para tal feito se justifica pelo menor comprimento da uretra feminina, permitindo a ascensão de bactérias do introito vaginal à bexiga.

Quais são os fatores de risco para cistite em mulheres?

Em mulheres jovens, os fatores de risco são atividade sexual, uso de espermicidas ou antecedente de ITU. Prolapsos uterinos ou de bexiga podem prejudicar o esvaziamento vesical e facilitar cistites. É importante ressaltar que raramente é o parceiro que transmite a ITU. A maior parte dos germes que causam as infecções está presente no intestino e pode migrar para a vagina e bexiga. A bactéria que causa a ITU é uma bactéria intestinal na maioria das vezes. Na vagina existem bactérias que não causam ITU e que protegem a mesma. Situações que facilitam a colonização vaginal por outras bactérias, geralmente intestinais e chamadas de patogênicas, predispõem a mulher a desenvolver a infecção. Entre elas esta a alteração do pH vaginal (piscinas, stress), uso de antibióticos e a presença de corrimentos vaginais (leucorréia).

Quais exames devo fazer para confirmar cistite?

O principal é o quadro clínico, no entanto, apenas com exames de urina tipo I e urocultura é possível confirmar cistite aguda. Em casos de cistite de repetição recomenda-se estudo do trato urinário com ultrassonografia.

Qual o tratamento das cistites?

O tratamento das cistites agudas podem ser feitos com analgésicos, antiinflamatórios e antibióticos. Recomenda-se ainda ingesta hídrica adequada e a ato da micção é um dos principais fatores de defesa do organismo contra a mesma (postergar a micção facilita a infecção).

Ficar de bexiga cheia faz mal?

Pessoas que permanecem muito tempo trabalhando ou viajam muito podem esquecer de esvaziar a bexiga. O esvaziamento periódico é uma defesa do organismo. Deve-se evitar permanecer com a bexiga cheia por períodos longos, já que tal hábito aumenta o risco de infecções.

 

Só a presença de bactérias na urina já significa infecção urinária?

Não, a bacteriúria (presença de bactérias na urina), isoladamente, não significa infecção urinária e na maioria das vezes, não necessita ser tratada. Devemos tratar bacteriúria assintomática apenas nos casos de gestantes, pacientes transplantados e pacientes que serão submetidos a procedimentos urológicos.

O que é cistite de repetição?

A presença de três ou mais episódios de cistite em um ano caracteriza infecção urinária de repetição.

Qual o tratamento para cistite de repetição?

O principal ponto no tratamento e na prevenção da cistite de repetição é administrar o antibiótico necessário adequadamente. Algumas medidas podem ser tomadas após o término do medicamento para evitar novos episódios. Manter um antibiótico em dose menor e por tempo prolongado (seis meses a um ano) é uma delas. Pode-se utilizar o suco ou cápsula da fruta cranberry (embora os estudos não sejam unânimes em demonstrar sua eficácia). A “vacina” para a bactéria E. coli também pode ser uma opção a ser discutida com o seu médico.

O que é pielonefrite?

Pielonefrite é infecção urinária que acomete os rins. Mais grave que as cistites, pode se manifestar com febre, calafrios, dor na região lombar e mal estar geral. Devem ser tratadas prontamente com antibióticos. Em alguns casos mais graves, há necessidade de internação para realização de antibióticos endovenosos.

Prof. Dr Ari Miotto Jr.

CRM-MS 3481

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 12 =