VAMOS FALAR SOBRE A PROSTATITE

O que é prostatite?

Prostatite é um processo inflamatório da próstata que pode ser agudo ou crônico. Normalmente são abordadas de forma distinta pois suas consequências, etiologia e tratamento são diferentes.

Quais os sintomas da prostatite aguda?

A prostatite aguda, mais frequente em homens de 20 a 40 anos, pode manifestar-se com dor supra púbica (região da bexiga) ou perineal, febre alta, calafrios, dor para urinar e urgência miccional.

Como é feito o diagnóstico da prostatite aguda?

O diagnóstico é clínico. O exame de urina pode demonstrar sinais de infecção urinária como aumento do número de leucócitos e hemácias, nitrito positivo e presença de bactérias. O hemograma pode apresentar aumento dos leucócitos (glóbulos brancos) e o PSA pode estar elevado, retornando ao normal 4 a 8 semanas após o tratamento. Bactérias gram negativas como a E. Coli correspondem a 80% dos casos, no entanto, em indivíduos jovens, sexualmente ativos, deve-se considerar gonorreia e clamídia.

Como é feito o tratamento da prostatite aguda?

O tratamento pode ser ambulatorial, nos casos em que o paciente tolera a ingesta oral de medicamentos, ou internado no caso de paciente idoso, infecções graves ou imunodeprimidos. As fluorquinolonas (ciprofloxacino) são preferidas para tratamento ambulatorial e as cefalosporinas associadas aos aminoglicosídeos são indicadas para tratamento hospitalar. O tratamento pode variar de 10 dias (casos leves) até 2 a 4 semanas.

A biópsia de próstata pode desencadear prostatite?

Sim, o risco de prostatite aguda pós-biópsia varia de 0,6% a 2,1% na primeira biópsia e de 4,1% na segunda biópsia.

O que devo fazer se estiver com sintomas de prostatite aguda e não conseguir urinar?

Neste caso, o melhor é procurar pronto atendimento médico, pois há necessidade inicial de drenagem da bexiga que deve ser preferencialmente realizada por cistostomia (passagem de sonda na bexiga por uma pequena incisão suprapúbica).

E o que é prostatite crônica?

Prostatite crônica é definida como sintomas recorrentes ou persistentes de dor perineal por pelo menos 3 meses nos últimos 6 meses. Podem estar presentes dor para urinar, dor testicular, dor miofascial e síndrome do intestino irritável.

Existem subtipos de prostatite crônica?

Sim, em 1999, o National Institutes of Health (NIH) reclassificou as prostatites da seguinte forma: tipo II – infecção crônica da próstata. Tipo IIIA – síndrome da dor pélvica crônica inflamatória. Tipo IIIB – síndrome da dor pélvica não inflamatória.

Como deve ser tratada a prostatite crônica?

A prostatite crônica deve ser definida e o seu tratamento individualizado. Pode-se utilizar desde antibióticos por 4 a 6 semanas até alfa-bloqueadores, relaxantes musculares e fisioterapia do assoalho pélvico.

As prostatites podem virar câncer?

Não. Prostatite é uma doença inflamatória da próstata e não aumenta risco de câncer do órgão.

Prof. Dr. Ari Miotto Jr.

CRM-MS 3481

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =