DESMISTIFICANDO O TABU DA DISFUNÇÃO ERÉTIL
que é disfunção erétil (DE)?
É a incapacidade de obter e manter ereção peniana suficiente para manter uma relação sexual satisfatória.
Quais as principais causas de disfunção erétil?
Vários estudos demonstraram que a DE está ligada diretamente ao envelhecimento masculino, onde aos 40 anos se tem 39% de DE e aos 70 anos esse índice chega a 67%. Entretanto, algumas doenças sistêmicas, quando tratadas inadequadamente podem desencadear a longo do tempo a DE , dentre as mais frequentes temos a Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica. Cabe salientar que o tabagismo, uso de alguns medicamentos e drogas ilícitas (cocaína, maconha) aumentam a incidência de DE.
Como é realizado o diagnóstico da disfunção erétil?
A história clinica e exame físico, na maioria das vezes, levam ao diagnóstico e a causa da DE. Entretanto, podem ser utilizados exames laboratoriais (Hematológicos e Hormonais) , US Doppler de penis e em alguns casos avaliação psicológica.
Como pode ser tratada a disfunção erétil?
Como forma inicial do tratamento devemos buscar sempre o motivo da DE e tratá-lo corretamente. Atualmente há três linhas de tratamento da DE:
Medicamentos de uso oral: conhecidos como Inibidores da fosfodiesterase 5: Sildenafil, Vardenafila, Tadalafila, Iodenafila e Udenafila.
Medicamentos injetáveis (Injeção intracavernosa): consiste em injetar um farmaco dentro do corpo cavernoso do pênis: Fentolamina, Papaverina e Prostaglandina E1
Próteses penianas: No mercado atual existem três tipos de próteses peniana: Prótese peniana maleável, prótese peniana de dois volumes e de três volumes.
Prof. Dr. André Domingos
CRM-MS 4714